Quem Somos

A PROBUS

 

A Probus, entidade associativa beneficente de direito privado, de utilidade pública e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, constituída por tempo indeterminado por docentes e discentes da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, está registrada no cartório  do Registro Civil de Pessoas Jurídicas, de Brumado, e na Receita Federal.

A PROBUS nasceu da consciência acadêmica do Curso de Direito do Campus XX – Brumado, da Universidade do Estado da Bahia, quanto à necessidade de pôr sua experiência acadêmica e técnica a serviço da sociedade, que mantém os custos de manutenção de uma Universidade pública.

Estatutariamente, a PROBUS ostenta os seguintes objetivos:

  1. Defesa, preservação e conservação do meio ambiente da cidade e áreas circunvizinhas, inclusive por meio de ações judiciais.
  2. Elaboração de projetos e intermediação de convênios com entidades públicas e/ou privadas.
  3. Promoção do bem comum, através de atividades de cooperativismo que visem o desenvolvimento sustentável.
  4. Promoção de representações e petições, com base no art. 5º, inc. XXXIV, da Constituição, aos órgãos e instituições com atribuições pertinentes, dando conhecimento fundamentado de prática de atos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública.
  5. Promoção, com base no permissivo dos artigos 81, 82, inc. IV, e 105 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, e no art. 5º, V,da Lei 7.347, de 24 de julho de 1985, do atendimento das necessidades dos consumidores, do respeito à sua dignidade, saúde e segurança, da proteção de seus interesses econômicos, da melhoria da sua qualidade de vida, bem como da transparência e harmonia das relações de consumo, através de ações administrativas e judiciais adequadas.
  6. Promoção da defesa da ordem econômica e do patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, com legitimação dada pelo art. 5º, V, b, da Lei 7.347, de 24 de julho de 1985.
  7. Defesa de minorias étnicas, raciais e de gênero.
  8. Defesa de melhor distribuição fundiária em favor de despossuídos.
  9. Defesa das prerrogativas institucionais, docentes e discentes da Universidade do Estado da Bahia.

 

Abaixo o vídeo de apresentação da PROBUS, cujos signos expressam bem sua formação: a harpia amazônica é uma das maiores aves do gênero do mundo, superando a águia americana. A harpia, designação que remonta à mitologia grega, sempre foi chamada pelos índios tupi brasileiros, entre outros nomes, de “uiraçu”,“ave grande”.

https://www.youtube.com/watch?v=_GNvF-Evx1Q

Decodificando os elementos textuais: “Um novo amanhecer” simboliza o nascimento da Probus.

“Tempo de provas”: a dificuldade do crescimento, até agora, tal como o filhote de Harpia que olha para o horizonte mas sabe que não pode alçar voo ainda por não ter as penas apropriadas.

“Tempo de lutas”: a chegada da aptidão para voar (a harpia que aparece já é adulta, então) significa o que vem para frente, mas com vitórias no ataque à improbidade (no caso, o bicho-preguiça, que simboliza aí, embora metaforicamente, a indolência, a inércia de certos agentes, para dizer o mínimo, que colhem frutos da conveniente lerdeza).

Por último: “Probus, um novo tempo legal” envolve um trocadilho, já que no português do Brasil, apenas no português do Brasil, “legal” é sinônimo de “bacana” e de “relativo a lei” ao mesmo tempo. Queremos, com isso, fazer nascer um novo tempo jurídico em Brumado com a Probus, animados pela mentalidade legal (bacana) e legal (da formação jurídica) de jovens efusivamente engajados.

A logomarca da PROBUS é simbolizada por uma bússola, porque esta guiará os caminhos a ser trilhados na defesa intransigente da Constituição e de seus princípios eminentes.