Notícias

ESTUDANTE DE DIREITO DA UNEB BRUMADO DEFENDE ARTIGO EM SIMPÓSIO NACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL

ESTUDANTE DE DIREITO DA UNEB BRUMADO DEFENDE ARTIGO EM SIMPÓSIO NACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL

O estudante  Luís Paulo Ferraz, do II semestre de Direito do Campus XX da UNEB Brumado, apresentou hoje, dia 27 de maio, no Simpósio Nacional de Direito Constitucional, em Curitiba, promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, o artigo “A institucionalização da liberdade religiosa no Brasil: um estudo à luz das religiões de matriz africana”.

Nele, Ferraz faz um paralelo entre a interdição legal às manifestações religiosas de matriz africana, desde o Brasil colônia até a atual ordem constitucional, mostrando o estranho comportamento entre o discurso timidamente de abertura ao longo dos anos e a repressão policial, além de focalizar aspectos da intimidade contraditória entre figuras proeminentes da política nacional.

O eixo do artigo é oriundo, na verdade, de tema já explorado pelo Professor João Batista de Castro Júnior, do Curso de Direito da UNEB, mestre e doutor em Linguística Histórica, com ênfase em linguística antropológica, que permitiu ao estudante o uso do material já estruturado para que pudesse avançar a partir de 1988.

A correção final do artigo ficou a cargo da prestimosa Professora Sheila Marta Carregosa, mestra, doutora e pós-doutora em Ciências da Família, e que também é docente no Curso de Direito da UNEB Brumado.

A PROBUS parabeniza o estudante Luís Paulo Ferraz, esperando que, doravante, isso sirva de estímulo para que possa caminhar sozinho na sua carreira acadêmica.  Parabéns ainda à Diretora do Campus, Professora Jaciara Sant’anna, que prontamente custeou as despesas de deslocamento aéreo, contribuindo para a divulgação do pensamento jurídico nascido em Brumado.

Congratula-se por último a PROBUS com o Professor João Batista, que, ao lado do Professor Paulo Cezar Martins, tem mobilizado esforços na busca por uma feição sociológica na formação acadêmica do Curso de Direito, a única que pode livrar esse conhecimento de uma ortodoxia que, muitas vezes, não entende os problemas sociais à sua volta.  Nessa perspectiva é que Castro Jr. trouxe, mês passado, dos Estados Unidos, o professor e sociólogo alemão Bernd Reiter, e já tem confirmação da vinda da Professora e também socióloga Elizabeth Hordge-Freeman, autora do livro “The color of love”, o que deve acontecer em julho deste ano.

Esses eventos com fortes discussões sobre etnicidade, com dados consistentes e não meramente retóricos, permitirão, segundo se argumenta efusivamente no ambiente da UNEB local, interação entre fóruns de discussão internacional com Brumado, dando lugar também a que a produção jurídico-sociológica daqui chegue ao conhecimento acadêmico de fora do País, como pioneiramente fará o Professor João Batista, que recebeu convite para palestrar na University of South Florida, nos Estados Unidos, em data a ser agendada, acompanhado dos seus dois monitores, Joana Carmo e Renato Peixoto, com os quais Reiter esteve em contato quando de sua estada no Campus XX.

O sociólogo alemão Bernd Reiter e a estudante Joana Carmo, do Curso de Direito da UNEB Brumado


O que dizem

Deixar mensagem

Leia mais