Notícias

PROBUS TERÁ SUA SEDE PRÓPRIA AO LADO DA FUTURA SEDE DA UNEB

PROBUS TERÁ SUA SEDE PRÓPRIA AO LADO DA FUTURA SEDE DA UNEB

A PROBUS celebrou Termo de Compromisso de Doação com a AJS Imobiliária através do qual terá direito a uma área de 1.000 m2 contígua à área onde será construída a futura sede do Campus XX da UNEB.

As tratativas para a celebração desse importante instrumento jurídico perante a AJS, representada pelo Sr. Alípio Joaquim da Silva, e perante a advogada do Grupo, Mariana Oliveira,  foram conduzidas pelo Presidente, Vinícius Dourado, pelo Diretor de Publicidade, Filipe Rodrigues Lima, que, por motivo de força maior, não pôde se fazer presente ao momento da assinatura do Termo, e por Joana Carmo, membro da Diretoria Executiva.  Ao longo das conversações, apresentando os atos constitutivos da PROBUS, eles expuseram suas mais altas finalidades e o caráter pioneiro da iniciativa no âmbito universitário.

Receptivos a todas as informações e dados, documentadamente demonstrados, Sr. Alípio Joaquim da Silva e a advogada Mariana Oliveira convenceram-se da importância das finalidades estatutárias associadas à credibilidade da Universidade do Estado da Bahia a que se liga a PROBUS. 

Na oportunidade, foi ressaltado que a AJS já celebrou Termo de Compromisso Urbanístico similar com a UNEB, representada pelo Reitor José Bites de Carvalho, para doação de área de 40.000 m2, que se somará aos 10.000 m2 a serem concedidos pelo Município de Brumado em permuta com terreno urbano da Universidade.

Numa das tratativas,  Mariana Oliveira fez-se acompanhar pelo arquiteto e professor André Sarmento, que explicou a topografia do terreno e a extensão do projeto a ser implantado, concebido no modelo europeu de “smart city” ou “cidade inteligente”. Segundo o Fórum de Comunidades Inteligentes, entre os indicadores de uma cidade inteligente está o de existência de “políticas e programas que promovam a democracia digital, reduzindo a exclusão digital, para garantir que todos setores da sociedade e seus cidadãos se beneficiem da revolução da banda larga”.

 Vinicius Dourado e Joana Carmo destacaram que a PROBUS respeita o conceito de cidade inteligente associado aos núcleos de proteção ambiental e acessibilidade, pois há plena compatibilidade das finalidades estatutárias e institucionais da entidade associativa, resguardados seus princípios, com a tecnologia de informação que possa dinamizar soluções em favor de comunidades e indivíduos desaquinhoados e também tornar mais ágeis informações jurídicas socialmente úteis para consecução das finalidades estatutárias, a exemplo do combate à improbidade.  Salientaram os representantes da PROBUS que a tecnologia da informação pode e deve ser usada para dinamizar esses objetivos, dando mais agilidade na obtenção dos resultados.

Por último, foi ressaltada a importância da localização do terreno, dada a íntima interação da PROBUS com a Universidade, pretendendo atuar onde os espaços burocráticos não conseguem ser ágeis como as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos. 

Vista aérea da área da futura sede da PROBUS

Ao final, os membros da PROBUS, Vinicius Dourado e Joana Carmo, agradeceram a acolhida dada aos objetivos da entidade, que pretende gerar avanços jurídicos na região, pondo o “know how” acadêmico a serviço da população, e parabenizaram os projetos imobiliários em execução pela AJS, com respeito pela legislação ambiental e trabalhista.  


O que dizem

Deixar mensagem

Leia mais