Notícias

A PROBUS E A VICE-REITORA CARLA LIANE APOIAM TERREIRO NA JUSTIÇA

A PROBUS E A VICE-REITORA CARLA LIANE APOIAM TERREIRO NA JUSTIÇA

O Terreiro Ilê Asé Dana Dana, fundado em 1972 em Caetité, e que tem grande papel de articulação acadêmica com o “campus” VI da UNEB, obteve expressiva vitória judicial nos últimos dias.

A ação judicial que o Município de Caetité tinha proposto para reverter a doação feita nos anos 1970 foi julgada improcedente, ou seja, o Terreiro teve reconhecido o direito ao imóvel.

Foi de grande importância o destacado papel exercido pela Vice-Reitora da UNEB, Carla Liane Nascimento dos Santos, ao provocar, no início do mês passado, a presidência da PROBUS para que promovesse intervenção no processo, alertando o juiz da causa contra o desatino da pretensão do Município de Caetité.

O professor Eunadson Donato, presidente da PROBUS, ingressou com “amicus curiae” mostrando a pertinência da intervenção pelo duplo papel cultural e acadêmico que o Terreiro exerce e com o qual a PROBUS tem preocupações estatutárias.

O juiz da causa, Eduardo Brito, acolheu as razões do “amicus curiae” e mencionou expressamente a contribuição que ele deu ao feito para que este chegasse ao final.

A PROBUS se congratula com a Vice-Reitora Carla Liane por ter se lembrado dos seus préstimos institucionais na defesa de uma associação religiosa e cultural historicamente perseguida pela intolerância, como se viu de outra matéria publicada no ano de 2016 na página da PROBUS.

Para ter acesso ao inteiro teor da sentença, clique aqui: 

http://www.probusbrasil.org.br/hd-imagens/noticias/2017_08_15%2013_40_43_20170815134441.pdf


Leia mais