Notícias

ANIVERSÁRIO DA UNEB

ANIVERSÁRIO DA UNEB

 ANIVERSÁRIO DA UNEB

                                        Professora Carla Liane Nascimento dos Santos

                                        Vice-Reitora da UNEB

 

Hoje a Universidade do Estado da Bahia – UNEB completa 34 anos de existência. Fundada em inícios da década de 80, é uma Instituição autárquica de regime especial, de ensino, pesquisa e extensão, organizada sob o modelo multicampi e multirregional, vinculada à Secretaria da Educação com capilaridade em todo o Estado.

Aniversariar significa, mais que celebrar uma data, exercitar a reflexão crítica acerca de si mesmo, das suas responsabilidades enquanto maior instituição pública de ensino superior do Estado, que exerce um papel de destaque no desenvolvimento dos territórios de identidade nos quais se insere. Uma instituição que cresceu e construiu a sua identidade a partir da demarcação socioeducacional, atuando no combate às exclusões e às subalternidades históricas que tanto persistem nas estruturas sociais contemporâneas.

Uma jovem Universidade que, como nenhuma outra, promoveu a interiorização do ensino superior, inovou na implementação da política de cotas e abriu suas portas para o estreito e implicado diálogo com os movimentos sociais e com as políticas públicas. Essa Universidade, tão complexa e tão diversa, carrega em sua própria natureza o constante desafio do exercício da reflexão crítica e a garantia do usufruto das liberdades individuais e coletivas. Um duplo movimento associado à busca da excelência acadêmica, inovação, produção e difusão do conhecimento socialmente referenciado.

É no seio desta instituição que deve ser constantemente exercitado, por um lado, o debate democrático acerca do momento crítico atual o qual atravessa o Brasil reafirmando a intransigente defesa do Estado Democrático de Direito e o combate aos retrocessos e às precarizações de toda ordem. E, por outro, e em igual intensidade, a luta pela valorização e fortalecimento da Universidade Pública, Gratuita, Autônoma e de Qualidade voltada para a defesa dos direitos dos seus trabalhadores servidores docentes e técnicos administrativos. Com pessoal estimulado, qualificaremos ainda mais a produção continuada do conhecimento e a formação cidadã.

Essa é via para projetarmos uma universidade para seu futuro de forma criativa e inovadora. Como dizia Paulo Freire “a escola não trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos. Escola é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima: Coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente".

Por isso, tenho orgulho de fazer parte dessa gente. Uma gente de todas as cores que luta, que pulsa e se entrega por fazer uma universidade vestida de povo. É uma gente que abraça e conquista na raça o direito de ousar e buscar o novo. E é essa gente que merece um aplauso e um gesto de agradecimento. Seja técnico, seja docente, seja discente, seja comunidade.

Parabéns a todos que contribuíram para fazer da UNEB a nossa UNIVERSIDADE!


O que dizem

Deixar mensagem

Leia mais